terça-feira, 19 de março de 2024

A CRIAÇÃO DE UM MONSTRO.

                                                  

É impossível para um humano, matar outro humano.

Antes de me julgar, com relatos de guerras e assassinatos, permita-me concluir.

O ser humano busca igualdades e diferenças em sua vida desde sempre. buscamos iguais em pensamento, moda, humor, relacionamentos, etc. E diferenças como forma de se destacar, superioridade, preconceitos e ideias. 

E uma dessas formas, é o conceito do igual enquanto ser humano.

Se lhe entregasse uma arma, e dissesse para matar alguém aleatório na rua, haveriam 3 situações:

• você aceitaria e mataria sem duvidar.

• você ficaria confuso e não o mataria.

• você me perguntaria por qual motivo.

Em todas as situações, você avaliou o conceito de igual inconscientemente.

•Na primeira, você o desconsiderou como ser humano e o matou

•Na segunda, você o considerou um igual e não o quis matar.

•Na terceira, você buscava um motivo para o desumanizar.

Em resumo, é necessário que para um humano mate outro, deve haver uma ausência de humanidade, seja no outro ou em si mesmo.

Em guerras, é muito comum que um dos lados do conflito demonize o outro lado, tal qual a Alemanha na segunda guerra. Não cabe a mim julgar crimes de guerras e ódio, mas acredito que nos filmes de guerras americanos, antes dos mocinhos matarem o lado inimigo, sempre é mostrado uma personalidade má ou atos maldosos por parte do antagonista, como forma do público o desumanizar e se sentir feliz com sua morte.

Agora, caso um personagem gentil e amigo do protagonista, morra, causa tristeza. Pois o personagem é empático e o público se liga com ele emocionalmente.

O preconceito é um bom exemplo disso. Classificar indivíduos em níveis de humanidade baseado em características físicas e personalidades, e essa classificação distingue seu lugar na sociedade e autoriza atos antiéticos e imorais por parte dos outro membros sociais "Humanos" , tais como: escravidão, assédio, xingamentos, humilhações, violência física, entre tantos outros crimes.

O ser humano, antes de tudo, é um animal social e empático, que se une e se separa em grupos à seu bel-prazer, humanizando e desumanizando grupos egoistamente pelos seus ideais, preconceitos e ideias.

É impossível que um humano mate outro humano, pois o monstro sempre é ou o que mata ou que se deseja que seja morto.







Marshall.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma questão de questionar

Todo escritor tem um estilo de escrita ou um tema principal de seus escritos que seguem um padrão. Descobri que meus escritos se diferenciam...